Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

estandarte1A Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre (EPPA) foi o primeiro estabelecimento de ensino preparatório a ser criado no ano de 1939. Ela foi também pioneira na adoção de um Estandarte-Distintivo.

O Decreto n. 5.108, de 12 de janeiro de 1940, criou o Estandarte da EPPA. Quando a Escola Preparatória de São Paulo (1940) e a Escola Preparatória de Fortaleza (1942) foram criadas, adotaram, como referência, o modelo daquele primeiro Estandarte-Distintivo. A partir do Decreto n. 44.220, de 31 de julho de 1958, ficava criado um Estandarte-Distintivo único, diferenciando-os pelo laço militar e pelo distintivo de cada escola.

Significação da Composição

As cores azul-celeste e vermelho, cores heráldicas do Exército Brasileiro, nos remetem à nossa missão de maior grandeza: defender a Pátria e nosso solo sagrado. O vermelho é a cor da vitória, da fortaleza e do valor. O azul-celeste simboliza a lealdade, a justiça, a nobreza e a serenidade, valores que devem integrar a personalidade de todos os militares, sobretudo dos futuros chefes e comandantes. O castelo dourado, símbolo do ensino e da educação, representa a construção sólida do conhecimento e do caráter, que devem estar presentes no coração e na mente de cada militar.

Tradição

Cabe ao aluno de maior destaque intelectual no ensino a honra de conduzir o Estandarte-Distintivo da Escola em todas as solenidades em que a Guarda-Bandeira estiver incorporada. Essa tradição remonta aos primeiros anos de criação da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página